Cuidado, esta seção contém spoilers! Os autores recomendam que você leia este texto somente após terminar a leitura dos livros 1, 2 e 3.
O livro 3 inicialmente era "Dia de Derrota", mas foi considerado muito revelador pelos autores. Outro nome cogitado foi "Lágrimas de Sangue", mas foi descartado por ser muito "vampírico".
A base do planeta Kynis, principalmente o reino de As-Tanys, possui sua tecnologia baseada na força do vapor para mover as máquinas e armas de sua sociedade. Essa foi uma homenagem dos autores à cultura e literatura Steam Punk.
Outra homenagem que os autores fazem no livro 3 são os elfos, representados de uma forma diferenciada no Multiverso (seres esguios, de orelhas com pontas duplas, barbatanas no topo da cabeça e pele acizentada).
As referências à cultura japonesa ficam ainda mais evidente no livro 3, onde são reveladas a estrutura da Academia e os cargos/funções relacionados.
Veryna Das-Clyas tem este sobrenome por causa do carro que o Brasman possuía na época: um Clio.
Sumo é um personagem que homenageia a série "Avatar - o último dobrador do ar", e o seu bichinho de estimação é baseado em um chaveiro em forma de bichinho de pelúcia que o Brasman adquiriu no ano 2005 (e que ele chamou de Slurg).
Nazi Maus é uma expressão usada por Veryna. Essa é uma referência à obra "Maus" de Art Spiegelman, uma HQ que faz uma análise crítica surpreendente sobre o Nazismo e sua influência na sociedade.
Vários fãs foram homenageados neste livro por terem interagido com os autores através das mídias sociais. Essa foi uma forma dos autores colocarem um pouco do que acontece em sua vida diretamente na obra.
Outro fato que foi extremamente importante para definir o tom do livro 3 foi a doença da madrinha do Brasman. Ela sofreu durante quase três anos com um câncer. Ela faleceu em 2014, no mesmo ano em que o livro 3 foi finalizado, como se a própria vida e o Multiverso fechassem um ciclo.
A capa do livro 3 deveria ter a Laryssa e um dragão, mas como o foco da história acabou sendo direcionado naturalmente para Kullat e Thagir, os autores decidiram por focar a capa em um dos momentos do pistoleiro, que ocorre no Maré Vermelha.
O triângulo de quatro pontas foi apenas mencionado no livro 3, mas os autores possuiem um vasto material sobre eles (sim, eles) em seus cadernos.
O personagem Drescher é uma homenagem a uma figura de uma criatura criada por M.C.Escher, um artista holandês que criava imagens representando construções impossíveis.
A barreira fusiva é uma possibilidade real, e é baseada na tecnologia de água plasmática (água tão quente que se transforma em plasma).
A personagem Nahra foi criada no aeroporto Santos Dummont, depois de alguns choppes, no retorno dos autores da Bienal do Rio de Janeiro de 2011.
Para o livro 3, o Brasman precisava saber o gosto de PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO. Sem achar nada na net, não teve dúvida, achou um frasco em casa e o virou na boca. Ele diz que não é nada agradável.
Os autores tomaram uma decisão ao escrever o livro 3: não se limitariam em questão de tamanho. Assim o livro 3 chegou a mais de 700 páginas. Só depois de acabado é que os autores revisaram a obra para deixá-la mais adequada ao mercado (cerca de 500 páginas).
As irmãs trilobitas têm este nome baseado nos animais artópodes pré-históricos.
O planeta Wushu tem este nome em homenagem ao termo chinês, que significa "Arte da Guerra".
Grandia, Ultima, Vandal, Disgaea e Zelda são referências a 5 jogos de RPG que o Norris é fã.
Elfir é rifle, ao contrário.
Socotra é uma das ilhas de origem continental mais isoladas do planeta Terra e foi homenageada ao ser o nome da terra natal da aprendiz Darsa (que também é uma das 4 ilhas que compõem este paraíso http://realidadefractal.blogspot.com.br/2012/06/beleza-exotica-de-socotra-ilha-de-outro.html).
Tyamath é uma homenagem à Caverna do Dragão.
Chuilong significa sopro de dragão em chinês. Também é o nome do dragão que concede desejos em Dragon Ball.
Vostok (Oriente), e em Cirílico "Восток", designa o conjunto de missões espaciais tripuladas executadas pela agência espacial soviética no período de 1961 até 1963, que usavam uma espaçonave com capacidade para um cosmonauta em órbita da Terra. A nave espacial usada no projeto era também chamada de Vostok.
Eukaris vem de Eukaryota, que é o domínio dos riniocerontes. A pele dos eukaris é igual à carapaça do rinoceronte.
Mamoru é uma homenagem à Mamoru Oshii, que dirigiu o anime filme Ghost in the Shell.
Mali Otok significa ilha pequena, em croata.
O dinamarquês é a língua base do kynita. Por exemplo, slottets significa castelo, em dinamarquês.
Volundr Handle: Volundr - No poema Völundarkviða, o herói ferreiro Völundr foi chamado "Governante dos Elfos" (vísi álfa). Handle - ato em dinamarquês.
Ere bo é o deus do fogo e calor de Kremat. O nome vem de Monte Erebo - um estratovulcão que se localiza na Antártida, na ilha de Ross. Tem quase 3800 metros de altitude e continua ativo continuamente desde 1972 (é o vulcão ativo mais meridional da Terra).
A palavra porangas foi inventada por Brasman, mas este descobriu que é uma palavra indígena que significa beleza.
Pacha Minara significa Torres Gêmeas em suaíle.
Canção de Eine é uma referência à Eine Kleine Nachtmusik,do Mozart. Mesma música que o Sherlock Holmes assobia no filme 2.
A frase de Registros "No tempo antes do tempo" é uma referência ao conceito de que o tempo é uma das “dimensões”, logo, antes mesmo do próprio tempo ser criado.
O animal rauru é uma referência à Rauru, um personagem de Zelda Ocarina of Time. que assume a forma de coruja em 2 outros jogos da série (Majora s mask e 4swords adventure).
O Bobo chama o Ladrão de Arsene no livro 3. É uma referência à Arsène Lupin, um famoso ladrão da literatura francesa